Couro de poliuretano E empresas inovadoras, como a Ultrafabrics, estão tomando indústria pela tempestade, particularmente na indústria automotiva, onde o couro de poliuretano é o material de acabamento interior de escolha para fabricantes como o Range Rover.
Como material, esta versão sintética do real oferece inúmeras vantagens. Em termos de desempenho, o couro de poliuretano é impermeável, pode ser limpo a seco, é macio e flexível e muito mais leve que o couro real. E, apesar de rasgar mais facilmente do que o couro genuíno, esta forma sintética não se quebra ou desaparece sob a luz solar, tornando-a particularmente ideal para automóveis, mas também para roupas onde é usado para criar spandex e para adicionar flutuabilidade a swimsuits competitivos.
Outros benefícios do couro de poliuretano incluem suas credenciais ambientais. Como material biobased, o principal benefício ambiental do couro genuíno é sua biodegradabilidade. No entanto, isso deve ser considerado no contexto do processo de produção do material. Tradicionalmente, a produção de couro e o processo de bronzeamento usam vários produtos químicos tóxicos, que produzem poluição em nossos ambientes internos e externos. Os curtimentos também liberam substâncias químicas poluentes, incluindo amônia e crómio sob a forma de lixos líquidos e sólidos. Isso resulta em considerável poluição da água, particularmente nos países em desenvolvimento. Em contrapartida, técnicas de fabricação inovadoras tornam o limpador de couro de poliuretano, com menos uso de recursos naturais e livre de crueldade animal.